10/03/2020 às 16h17min - Atualizada em 10/03/2020 às 16h17min

Paulo Corrêa Jr. convida para celebrar os 125 anos do Centro Espanhol de Santos

Evento ocorrerá na sexta-feira (13/03) as 19h30 no plenário Juscelino Kubitschek, ALESP

Reprodução

Em uma época onde vivenciamos o fechamento dos clubes recreativos, ou mesmo para sobreviver essas instituições se adequam a novos espaços, o Centro Español y Repatriación de Santos comemora os seus 125 anos de atividades em um dos pontos mais nobres de Santos, a Avenida Ana Costa.

Por esse motivo o deputado estadual Paulo Corrêa Jr. (DEM) convida a todos para homenagear a entidade na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), no plenário Juscelino Kubitschek, na sexta-feira dia 13 de março às 19h30.

A associação centenária foi inaugurada em 06 de janeiro de 1895, com o nome de “Casino Español” e localizava-se na Rua Aguiar de Andrade, no bairro Paquetá. Na década de 60, acompanhando o progresso e as mudanças da cidade, trasladou sua sede para onde se localiza até hoje, na Avenida Ana Costa nº 286.

Nessa história centenária podemos destacar duas vivências que se impactaram a história de Santos, a primeira em 1918. Suas instalações foram oferecidas às autoridades sanitárias, que montaram leitos no salão de bilhar, no teatro, no salão nobre e na secretaria. Durante 15 dias ali ficaram internados 128 enfermos, dos quais faleceram 24.

Antes disso, em 1916, o Centro Espanhol já havia servido de abrigo para os sobreviventes do naufrágio do vapor Príncipe de Astúrias, que afundou na Ponta do Boi, no dia 4 de março de 1916, com mais de 500 vítimas. Nessa ocasião o Centro uniu-se as outras duas entidades espanholas existentes na Cidade: a Sociedade Espanhola de Socorros Mútuos e a Sociedade Espanhola de Repatriação. 

Além destes feitos históricos hoje o clube tem como objetivo promover a hispanidade, onde mantem lações socioculturais com a Espanha por meio de eventos culturais, educacionais, esportivos e gastronômicos. 

O clube possui uma sala de jogos, onde o carteado espanhol com jogos como brisca, escova e tuti são jogados até hoje. Também mantem a biblioteca com mais de três mil títulos, destacando obras centenárias em sua coleção que relatam a história de Santos.

A gastronomia pode ser apreciada por todos diariamente no restaurante, além das festas com comidas típicas que são realizadas.

Na área educacional mantém a escola de idioma espanhol com quatro salas de aula, laboratório audiovisual e auditório O Escritório do consulado Honorário da Espanha também se encontra na sede.

Na área esportiva o clube mantém diversas modalidades como Tênis de Mesa, Pilates, Ballet, entre outros.

Porém, a menina dos olhos do clube e da comunidade é a área cultural que atende de crianças a idosos. Entre as atividades o coral “Cantares de Espanha” que canta músicas espanholas, o grupo de cantareiras que é um grupo composto por mulheres que cantam e tocam músicas da região de Galicia e o destaque que é o grupo “Caminos de España”, que desde 1985 mantém a cultura e tradição espanhola através da dança e música.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp