30/03/2020 às 10h31min - Atualizada em 30/03/2020 às 10h31min

Coronavírus: Praia Grande registra primeiras mortes; Baixada tem 25 casos confirmados

Hygor Abreu/Divulgação Prefeitura Guarujá
CORONAVÍRUS - Com base no balanço atualizado pelas Prefeituras da Baixada Santista neste domingo (29), a região conta com 25 casos confirmados do novo coronavírus. Além disso, as duas primeiras mortes por Covid-19 foram confirmadas: dois pacientes morreram da doença em Praia Grande.

A região também contabiliza 879 casos suspeitos do novo coronavírus, com 16 mortes sob investigação (7 em Santos, 4 em Guarujá, 2 em Praia Grande, 2 em São Vicente e 1 em Itanhaém).

Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informa que quatro casos do novo coronavírus foram confirmados na cidade. O município também teve duas mortes (pacientes com comorbidades, sendo um renal grave e outro cardiopata e ambos com exame positivo para Covid-19) confirmadas pela doença. Outros dois óbitos ainda estão sob investigação.

Atualmente, 148 casos suspeitos estão aguardando o resultado dos exames e 92 pessoas seguem em isolamento domiciliar, sendo que dez estão internados em unidades hospitalares e sete estão em UTIs.

Outros 67 pacientes receberam alta de isolamento domiciliar.

Santos
Com 20 casos confirmados, sete mortes sob investigação e 294 pacientes com suspeita da doença, Santos vive uma “curva ascendente” do novo coronavírus, conforme informações divulgadas pela Secretaria de Saúde da Cidade.

No dia 19 de março, Santos tinha 11 pacientes internado com suspeita de coronavírus. Neste domingo (29), os números apontam 53 pessoas internadas com sintomas da doença (22 em UTIs), o que representa um aumento de 382% em um prazo de dez dias. Com 20 casos confirmados de Covid-19, o município teve um aumento de 566% nesse quesito – no início do período não havia nenhum caso confirmado. Já o número de casos suspeitos quase triplicou: saindo de 101 para 294.

A Seção de Vigilância Epidemiológica de Santos registrou três novos casos positivos de Covid-19 neste domingo. Um apenas se refere à moradora da Cidade: uma jovem de 27 anos, que já estava em isolamento domiciliar, cujo exame foi atestado como positivo para o novo coronavírus pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL) – trata-se de o primeiro registro positivo encaminhado pelo laboratório de referência do Estado de São Paulo ao Município.


No total, Santos registra 20 casos confirmados da doença entre residentes. Os outros dois casos positivos se referem a tripulantes estrangeiros do navio Costa Fascinosa, atracado no cais santista: dois homens, um de 42 anos e outro de 28 anos, ambos internados na UTI de um hospital filantrópico da Cidade. Os exames foram realizados por um laboratório reconhecido pelo Governo do Estado. Outros cinco tripulantes do Costa Fascinosa seguem internados em Santos, mas ainda sem comprovação laboratorial de contaminação pelo novo coronavírus.

Neste domingo, a pasta não recebeu exames de laboratórios descartando suspeitas.

Óbitos em Investigação
Não houve alteração em relação ao último boletim e a Cidade segue com sete mortes suspeitas da doença sob investigação. Um dos casos suspeitos é do farmacêutico Yasuo Nakano, de 77 anos, que o #Santaportal trouxe em reportagem neste domingo. Clique aqui para ler e entender o caso.

Protocolo
Com a comprovação da transmissão comunitária da doença no país, desde a última segunda-feira (23), conforme orientação do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, somente são coletadas amostras de suspeitas de Covid-19 entre pacientes internados ou profissionais de saúde. Anteriormente, pacientes com quadros leves (sintomas gripais, sem internação) também eram investigados. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que pacientes com quadros leves não procurem as unidades e mantenham isolamento domiciliar.

A indicação é procurar atendimento médico quando há febre persistente e alterações respiratórias como falta de ar.

Guarujá
Neste domingo (29), Guarujá confirma o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) na Cidade. A informação é da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, após resultado emitido pelo Instituto Adolfo Lutz. Trata-se de um homem, morador do Guaiúba, de 38 anos, que é profissional da saúde e atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital na capital paulista.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Marco Antonio Chagas, o paciente vem sendo monitorado. “Ele vai permanecer em isolamento domiciliar, pelo menos até o dia 6 de abril. O seu estado de saúde é bom, sem quaisquer complicações, apresentando neste momento apenas um quadro de tosse”. Foi solicitado ao paciente que informasse à Vigilância qualquer alteração no seu estado atual de saúde.

Casos suspeitos até o momento
A Secretaria de Saúde de Guarujá informa que monitora 216 casos suspeitos do novo Coronavírus. Todos aguardando resultado laboratorial do Instituto Adolfo Lutz (IAL).

Atualmente, seis pessoas estão internadas, nenhuma em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As demais, seguindo uma orientação da Sesau, estão em isolamento domiciliar. Outros cinco casos suspeitos já foram descartados.

Óbitos sob investigação
Também são investigadas quatro mortes ocorridas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede municipal, mas que não tiveram o diagnóstico confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz a tempo. Os quadros indicam em comum apenas a sintomatologia respiratória.

A primeira morte é do dia 22 de março, de um homem de 55 anos, que deu entrada na UPA da Enseada. Ele não tinha histórico clínico de sintomas de Covid-19, mas a causa morte à princípio foi de síndrome respiratória aguda.

O outro óbito data de quarta-feira (25) de um homem de 74 anos, no PAM Rodoviária, sendo também a causa morte de síndrome respiratória aguda. Sem histórico clínico.

Também uma mulher, de 52 anos, que veio a óbito na última sexta-feira (27), na UPA de Vicente de Carvalho, e que apresentava sintomas suspeitos da Covid-19, com quadro asmático.

E, por fim, mais um idoso, de 69 anos, morreu neste sábado (28) com suspeita da Covid-19, na UPA da Enseada. Apresentava câncer de pulmão, era asmático e tinha pneumonia crônica.

São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que a Cidade não tem casos confirmados de Covid-19. Até às 16h deste domingo, registra 73 casos suspeitos. Destes, 59 estão em isolamento social e 12 internados (5 em UTI).

Dois óbitos estão sendo investigados e quatro casos foram descartados porque o resultado do exame apontou negativo para a doença.

Cubatão
A Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão informa que a cidade tem 22 casos suspeitos da Covid-19, investigados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica.

Mongaguá
A Prefeitura de Mongaguá segue contabilizando 12 casos suspeitos de coronavírus e um descartado. Todos os suspeitos aguardam exames do Instituto Adolfo Lutz. Dez deles estão em isolamento domiciliar. Dois estão internados, sendo um no Hospital Regional de Itanhaém e um no Hospital Ana Costa, em Santos.

Bertioga
Conforme dados divulgados pela Prefeitura de Bertioga, o município tem 44 casos suspeitos da doença, com 41 pessoas em isolamento social. Apenas um paciente com suspeita de Covid-19 está internado no município.

Peruíbe
De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica de Peruíbe, atualmente são 50 casos suspeitos do novo coronavírus na cidade.

Itanhaém
A Prefeitura informa que o município tem 20 casos suspeitos, com sete pacientes internados. Um dos pacientes monitorados com sintomas do novo coronavírus morreu na Cidade.

Sete pacientes estão internados, sendo seis no Hospital Regional de Itanhaém (um morador de Peruíbe) e outro que está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em Guarujá. Os demais casos estão em isolamento domiciliar.

Fonte: Ministério da Saúde / Prefeitura de Santos / SantaPortal  |  Imagens:
Divulgação/Prefeitura de Santos 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp