07/03/2021 às 10h44min - Atualizada em 08/03/2021 às 00h00min

A quadratura Saturno-Urano e o conflito entre o “velho conhecido” e o “novo normal em 2021

Do ponto de vista astrológico, a quadratura Saturno-Urano apresenta um conflito entre o velho (Saturno) e o novo (Urano) em nossas vidas.

SALA DA NOTÍCIA Rhizome Comunicações
Mandala astrológica mostrando a quadratura Saturno-Urano. Ao centro, detalhe da pintura “A mutilação de Urano por Saturno”, de Giorgio Vasari (1511–1574) e Cristofano Gherardi (1508–1556), Palazzo Vecchio, em Florença (Itália).
Na Astrologia, os contatos entre planetas chamados lentos, ou seja a partir de Saturno até Plutão, são considerados os mais significativos em termos sociais, pois atingem toda uma geração de pessoas que vive aquele chamado “aspecto planetário” no momento em que ele acontece.

Pois em 2021, o aspecto planetário mais significativo em termos sociais é a quadratura entre o planeta Saturno, que está no signo de Aquário, e Urano, que está no signo de Touro, conforme explica o astrólogo Marcelo Dalla Pria.

“Saturno é o planeta das estruturas, da consolidação, da segurança e do progresso lento planejado e construtivo. Está em Aquário desde 16 de dezembro de 2020, trazendo uma maior consciência, preocupação e responsabilidade para com o futuro e para com questões sociais e coletivas”, diz o astrólogo. “No lado difícil deste planeta, traz bloqueios, atrasos, limites curtos, inibições, desafios e obstáculos. Nele permanecerá até 07 de março de 2023”, explica.

“Urano, por sua vez, é o planeta das inovações, da criatividade e da independência. É o planeta revolucionário. Urano foi descoberto em 1781, próximo à Revolução Francesa (1789), por isso sua associação à revolução e aos cortes bruscos, como a guilhotina, que decepou as cabeças da monarquia francesa”, conta o astrólogo.

“Entrou no signo de Touro em 06 de março de 2019 e neste signo permanecerá até abril de 2026, trazendo mudanças e inovações nas questões ligadas à terra, à agricultura, à maneira como as pessoas se alimentam e aos recursos financeiros”, explica. “Em seu lado difícil, Urano promove rupturas e cortes bruscos, ações rebeldes e intempestivas, traz o inesperado e esse inesperado quase nunca é agradável”,  diz o astrólogo

Mitologia

Urano (Caelus, na mitologia romana) na mitologia grega, era a divindade que personificava o céu. Foi gerado espontaneamente por Gaia (a Terra) e casou-se com sua mãe. Ambos foram ancestrais da maioria dos deuses gregos. Com Gaia teve vários filhos (e irmãs), entre os quais os titãs, os ciclopes e os hecatônquiros (seres gigantes de 50 cabeças e 100 braços).

Ao odiar seus filhos, mantém todos presos no interior de Gaia, a Terra. Esta então instigou seus filhos a se revoltarem contra o pai. Cronos (Saturno, na mitologia romana), o mais jovem, assumiu a liderança da luta contra Urano e, usando uma foice oferecida por Gaia, cortou seu pai em vários pedaços. Do sangue de Urano que caiu sobre a terra, nasceram os Gigantes, as Erínias e as Melíades.

Ainda segundo a mitologia grega, quando Cronos cortou os órgãos genitais de seu pai Urano e arremessou-os no mar; da espuma (aphros) surgida ergueu-se Afrodite, a deusa da beleza, do amor e da sexualidade.

Aprisionamento e castração

Do ponto de vista astrológico, a quadratura Saturno-Urano apresenta um conflito entre o velho (Saturno) e o novo (Urano) em nossas vidas. Saturno dificulta qualquer tipo de inovação com bloqueios, burocracias e atrasos. Urano, por sua vez, promove rupturas e mudanças bruscas naquilo que nos dá estrutura, estabilidade e segurança. “É um aspecto de muita tensão”, diz o astrólogo. As inovações tecnológicas, científicas e sociais andam a passos lentos.

Esta quadratura Saturno-Urano acontece por três vezes em 2021. A primeira aconteceu em 17 de fevereiro, com Saturno no 7° de Aquário e Urano no 7° de Touro. A segunda será em 14 de junho, com Saturno retrógrado no 13° de Aquário e Urano no 13° de Touro; e a terceira acontecerá em 24 de dezembro, com Saturno direto no 11° de Aquário e Urano retrógrado no 11° de Touro.

O “velho seguro” e o “novo normal”

O astrólogo conta que, do ponto de vista pessoal, esta quadratura influenciará principalmente pessoas que tenham planetas pessoais (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte) ou ângulos (Ascendente, Descendente, Meio do Céu e Fundo do Céu) no intervalo do 1° ao 19° dos signos fixos, ou seja, Touro, Leão, Escorpião e Aquário.

“Tenho notado uma presença muito grande de pessoas afetadas por esta quadratura Saturno-Urano em meu consultório astrológico”, diz Marcelo. “Quando Saturno faz conjunção a algum planeta ou ângulo do mapa natal, há um desejo de atingir estabilidade, segurança e estruturação na área da vida onde está aquele planeta. Mas o consulente tem de lidar com mudanças bruscas e com o inesperado de Urano, que nem sempre é agradável”, diz.

“Quando é o Urano que faz conjunção a algum planeta ou ângulo do mapa natal, há um desejo e um impulso para mudanças que tragam maior liberdade e autonomia à vida, há um interesse por coisas novas e inovadoras. Mas o consulente tem de lidar com restrições, bloqueios, atrasos e com as provações de Saturno, que via de regra são difíceis de enfrentar”, completa.

“A melhor maneira de lidar com esta quadratura Saturno-Urano é sermos o mais flexíveis e adaptáveis às novas condições, o quanto mais possível. Nada mais será como antes. Saturno-Urano vieram para nos mostrar que devemos aceitar este “novo normal” e tentar construir nossa nova estrutura de segurança com bases inovadoras e criativas, buscando nossa independência  e autonomia pessoal. Este será nosso grande desafio para 2021”, conclui o astrólogo.

Sobre o astrólogo

Marcelo Dalla Pria é jornalista  com 24 anos de experiência em veículos da grande imprensa. Atua como astrólogo desde 2013, atendendo em seu consultório em São Paulo e também de forma on line. Escreve para as redes sociais como Astrologia do contemporâneo, no Facebook (https://web.facebook.com/astrologiadocontemporaneo/), Instagram (https://www.instagram.com/astrocontemp/) e Twitter (https://twitter.com/AstrologiaDo) Mais informações pelo e-mail dallapria@gmail.com.  
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp